Saiba como os novos radares de alta tecnologia em São Paulo detectam o uso de celular ao volante e ajudam a reduzir acidentes.
Introdução
O uso de celular ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Em São Paulo, novos radares com câmeras de alta resolução e inteligência artificial estão sendo utilizados para detectar essa infração, ajudando a melhorar a segurança nas vias.
Motoristas que insistem em usar o celular no trânsito precisam evitar o hábito, pois além de estar colocando em risco a segurança, agora, essa infração está mais fácil de ser detectada. Com auxílio de inteligência artificial, câmeras de alta resolução detectam a violação, em São Paulo.
Nesse artigo, abordamos os seguintes tópicos:
Sumário
- Como Funcionam os Novos Radares em SP
- Penalidades para Uso de Celular ao Volante
- Eficácia dos Radares de Inteligência Artificial
Como Funcionam os Novos Radares em SP
Os novos radares em São Paulo utilizam câmeras de alta resolução com inteligência artificial, que são capazes de identificar a posição das mãos do motorista e detectar o uso de celular.
A medida faz parte do uso crescente de tecnologia de ponta para aumentar a segurança no trânsito. A melhor forma de evitar acidentes é respeitando as leis. Infelizmente, muitos condutores só conseguem se conscientizar de cumprir as regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e de sinalização quando dói na carteira.
Já há bastante tempo os radares permitem que o excesso de velocidade seja detectado e a multa emitida sem a necessidade de um agente humano na via. Mas a tecnologia anda cada vez mais rápido – e de forma mais eficiente.
Agora, o radar pega uso de celular além de registrar a velocidade, mesmo que seja de longe e sem qualquer tipo de aviso. Mas não é difícil evitar a multa: é só deixar o celular quieto enquanto dirige.
O novo sistema capta e identifica vários outros tipos de infração, como avanço de sinal vermelho, falta do uso do cinto de segurança, conversões em locais proibidos, parar em cima da faixa de pedestres e a circulação em faixas proibidas, como o uso das seletivas para ônibus e ciclovias.
Penalidades para Uso de Celular ao Volante
O uso de celular ao volante é considerado uma infração gravíssima, com multa e pontos na CNH. Os radares aumentam a fiscalização, reduzindo a tolerância para essa prática perigosa.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a penalidade para os condutores que utilizam o telefone celular, mesmo que por bluetooth – sem manusear o aparelho – é de natureza média, com o registro de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o pagamento de multa no valor de R$ 130,16. Para quem segura e/ou manuseia, a infração é de natureza gravíssima, ou seja, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.
Mesmo assim, as penalidades parecem não assustar muitos motoristas. De acordo com o Renainf, há o registro de cerca de 240 multas por hora no Brasil devido ao uso indevido do celular.
Eficácia dos Radares de Inteligência Artificial
Estudos mostram que radares com tecnologia de inteligência artificial são eficazes na redução de infrações. Em São Paulo, a expectativa é que a implementação ajude a reduzir o número de acidentes causados pelo uso do celular.
O novo sistema de radar de trânsito inteligente foi produzido pela empresa Velsis. E, pelo menos por enquanto, estão instalados apenas nas principais vias do estado de São Paulo.
Confira as rodovias que já contam com a tecnologia:
- Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225);
- César Augusto Sgavioli (SP-261);
- Assis Chateaubriand (SP-425);
- Washington Luís (SP-310);
- Luiz de Queiroz (SP-304);
- Irineu Penteado (SP-191).
A expansão do sistema para outros locais depende, de acordo com a empresa, das políticas públicas e dos projetos de segurança viária relacionados à fiscalização do trânsito.
O objetivo da implementação dos radares em São Paulo detectam o uso de celular, portanto, é coibir o uso de celular ao volante, a princípio nas principais rodovias de São Paulo, mas é possível expandir o sistema para outras localidades conforme as políticas públicas.
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